Salve sagrados irmãozinhos e irmãzinhas de fé, amor, conhecimento, razão, ordem, sabedoria e vida!
Salve incríveis parceiros de momento humano!
Estamos todos no mesmo barco, todos vivendo o mesmo momento humano, mas cada um à sua forma.
Todos, na verdade, cada um de nós tem a sua razão a partir do seu ponto de vista… gosto de dizer que “Do alto do seu palco, todo mundo tem razão.”
Nesse nosso momento de vida pautada na velocidade da informação, redes sociais que desnudam o melhor e pior, as verdades e mentiras que chamamos de “fake news”, há de se ter extremo discernimento quanto a informação que recebemos e usamos.
Seja em termos religiosos, seja em magia natural, em especial nosso assunto, as ervas e suas aplicações ritualísticas.
Todo mundo tem uma receitinha né… todo mundo tem uma opinião sobre um banho, uma defumação ou benzimento.
E ao mesmo tempo, uma leva enorme de pessoas que querem resultado imediato para seus problemas, e procuram os caminhos mais curtos, e pelo desespero e imprevidência acabam caindo nas mãos de oportunistas disfarçados de religiosos e magos da nova era.
Então, cada vez que eu penso que já dissemos tudo o que poderia ser dito, volto atrás e revejo essa idéia. Precisamos cada vez mais de informações precisas, que alcancem a maioria das pessoas e que levem-nas a resultados práticos, não só na solução efetiva das suas necessidades, mas à uma mudança do estado de consciência que permita trabalhar as raízes das situações difíceis, suas origens e tropeços no caminho que levaram ao estado atual.
Vi inúmeras receitas de final de ano, rituais miraculosos para limpar o ano velho, para abrir o ano em prosperidade, etc. etc. etc. … ditos de uma forma tão incisiva que convencem até os incrédulos, quem dirá os desesperados.
Quando escrevo essa matéria, já se passaram mais de quinze dias do ano novo. E aí, ainda estamos compatíveis com os rituais e promessas da virada? Ou caímos na mesmice de esperar que os elementos usados no banho, além da sua parte energética, magnética e vibratória, façam a nossa parte na transformação dos velhos maus hábitos em novos e bons hábitos de saúde, bem estar, paz de espírito, prosperidade e tantas outras virtudes?
Não há magia que funcione por si só, apenas baseada na boa intenção e no apoio nas muletas místicas vendidas pelos gurus de plantão. Há de se desenvolver cada vez mais a consciência de que a determinação é combustível da realização.
Que tal um estudo de caso pra dar um exemplo melhor, alias, há um aforismo que diz que as palavras encantam, mas os exemplos arrastam, então…
Vamos imaginar uma pessoa (pode ser qualquer um de nós), passando por uma situação difícil, financeira, falta de emprego razoável, daquelas que parece que nada dá certo. Muito bem, a partir do conhecimento energético das ervas, podemos recomendar um banho, ou melhor alguns banhos para auxiliar esse irmão/ irmã:
1º – Limpeza energética (5 ervas) – Arruda, Guiné, Casca de Alho, Pinhão Roxo, Erva de Bicho.
Dentro da nossa classificação, ervas quentes ou agressivas, combinadas de forma Elemental bastante complementar entre si, portanto apenas um (1) banho e antes de dormir, e sim, da cabeça aos pés, sem medo, sem traumas e sem mimimi. É importante a confiança no processo de limpeza, sem achismos e opiniões fundamentadas no “ouvi dizer”, “dizem que”, ou então em sistemas religiosos que servem apenas para os seus adeptos e iniciados.
Nesse momento, a reza evocatória a Deus Pai Criador, Nossa Mãe Natureza, Vossos Poderes Divinos e Forças Naturais, em pedido de limpeza energética, magnética, espiritual. Pedido que se houverem larvas e miasmas, acúmulos negativos, que sejam anulados e dissolvidos pelo poder desse banho. Que se curem espíritos sofredores e obsessores e se libertem as amarras de ações negativas provocadas (externas) ou atraídas por nós mesmos (internas).
Depois do banho higiênico, esse banho que já deve estar pronto pois; as ervas (frescas ou secas) foram colocadas em uma panela com água, levadas ao fogo, e deixadas até a água ferver, depois disso descansaram por uns 15 minutos, foram coadas, colocadas em uma vasilha grande ou baldinho; levadas até o chuveiro e completadas com água na temperatura mais agradável, aí sim, respira-se, eleva-se o pensamento ao Poder Criador (como na reza acima), e joga-se o banho sobre o corpo todo inclusive na cabeça. Respira profundo, mentalizando a limpeza profunda, o descarrego, a libertação.
Alguns instantes de respiração profunda, sete respirações profundas para estabelecermos um parâmetro de tempo, em seguida agradecer pela purificação, aceitá-la, acreditar nela e procurar descansar em casa, fazer uma leitura motivadora, meditar, se for assistir televisão que seja algo construtivo, não violento e que leve à tranqüilidade. Nada de ficar pendurado nas redes sociais vendo ou fazendo fofoca da vida alheia, falando mal dos outros.
Procure entes de dormir, nas suas orações, pedir a intercessão do seu Anjo da Guarda para que tenha as melhores inspirações para a paz, saúde e bons pensamentos.
Esse foi um pequeno exemplo. Notem que nas linhas acima, na descrição do banho, de como faze-lo, uma boa parte depende de quem está fazendo manter-se alinhado com os propósitos do ritual. É difícil?
Claro que sim! Mas, não é uma mudança de estado que estamos procurando? Não é sair de uma situação difícil? Então, quem disse que seria fácil e não dependeria de você também?
Se não fosse assim, os ditos pais e mães de santo, padres e pastores estariam ricos por realizarem feitos maravilhosos na vida de TODAS as pessoas e não é verdade. Não é verdade nem o estar rico e nem o realizar por realizar. Ninguém é deus milagroso. O milagre existe e depende sim de merecimento e merecimento nãoé diretamente proporcional ao tanto que se reclama, grita, chora ou ao tamanho da oferenda.
Disciplina, dedicação, atenção, determinação, aceitação ao processo de transformação. Coisas que levam à realização sim, não do que queremos, mas do que precisamos.
2º – Equilíbrio e Magnetismo do bem – (5 ervas) – Alecrim, Manjericão, Boldo, Folhas de Pitanga e Abre-Caminho ou, se não encontrar, folhas de Samambaia.
Dentro dos nosso critérios de feitio de banhos, esse com ervas Mornas ou Equilibradoras, pode ser feito durante o dia, de manhã, antes de sair pra distribuir currículos pessoalmente por exemplo, ou antes de uma reunião, entrevista, ou mesmo antes de sentar ao computador para trabalhar em algo.
Tudo feito como na receita anterior, tudo da mesma forma, com muito foco, muito foco mesmo, acha que muito foco, ponha mais foco então. Vença a vontade de ficar passenado na internet ou nas redes sociais, vença o desânimo, a procrastinação. Faça algo diferente, vença a si mesmo, seu maior sabotador do seu próprio sucesso. Vença, confie. Faça valer o ritual fazendo a sua parte, é importante que seja assim, é importante que você tenha essa consciência, de que sem você, as ervas são somente plantas fervidas na água. Faça desse banho verdadeiramente uma ferramenta de realização, dê poder a ele com sua fé, seu respeito às leis da natureza, à lei Divina, ao Poder de Deus Pai Criador.
Vá à luta e realize!
Ufa, falei demais, alias, escrevo como falo, se você estivesse na minha frente e pedisse um banho pra realizar, ouviria isso de mim. Esse é minha realidade, minha forma de realizar.
Confio no que faço e no que transmito, e não só pra vender livros ou cursos, mas para ajudar você ser feliz de verdade, de bem com a vida, de bem com a realização.
Não dá pra compatibilizar os rituais com atitudes contrárias. Não dá pra querer que funcione algo pra prosperidade, que você leu num livro, e esse livro é uma cópia pirata, isso é incompatível, é anti próspero, é ilegal é um roubo velado. Não tem como ser bom, compreende? Faça a coisa certa e verá como todas as outras começam a funcionar.
Ah, em tempo, pode repetir esses banho a cada semana, depois espace por quinze dias, e melhor ainda, quer saber mais, mais combinações de diversas ervas, com conhecimento, habilidade e atitude positiva, adquira se exemplar de Rituais com Ervas – banhos, defumações e benzimentos – mandando email ou acessando nossa página.
Essa palavras fizeram sentido pra você? Compartilhe com alguém, divida suas realizações!
Te desejo valores verdadeiros acima de tudo. Paz de espírito, consciência, realização!
Gratidão por ler até aqui, muito obrigado mesmo!
Sorrisos e olhos que brilham de verdade!
Adriano Camargo
Erveiro da Jurema
Sacerdote de Umbanda, autor do livro Rituais com Ervas, banhos defumações e benzimentos.
adriano@ervasdajurema.com.br
www.oerveiro.com.br