Reabertura depois de mais de quatro meses fechado devido a pandemia do novo coronavírus, o Santuário Nacional da Umbanda reabre os portões para visitação do público, adaptado ao chamado “novo normal”. Diante das restrições de convívio social impostas pela pandemia, os estabelecimentos tem procurado se adaptar a estas novas condições e o Santuário durante o período que esteve fechado se preparou em cada detalhe para receber a todos com os cuidados necessários para este momento, sem precedentes, que vivemos em nossa história.

Adaptar-se as mudanças independe da vontade de cada um de nós. É condição essencial para a manutenção da vida neste momento de tamanha dificuldade. A pandemia expõe a todos e seguir as medidas restritivas são as ferramentas que temos, por hora, para lutar contra o inimigo invisível, enquanto ainda não há vacinas testadas que possam nos imunizar deste terrível vírus.

Mas além das medidas restritivas temos a nossa fé. Sabemos que nossos Orixás e Guias estão conosco o tempo todo e pensamos nas necessidades religiosas de cada um de nós, de estarmos conectados com nossos guias, entregarmos nossas oferendas, fazermos nossas obrigações. Assim sendo, atendendo aos pedidos, abrimos os portões do Santuário dia 11 de agosto, no que chamamos de 1ª etapa de reabertura.

Precisamos da ajuda de todos vocês em cumprir as regras à risca para que possamos avançar para as próximas etapas. Nesta primeira etapa, o acesso a imagem de Oxalá e a 3ª cachoeira estarão fechados para que tenhamos mais controle da circulação das pessoas. O uso da máscara é obrigatório o tempo todo que estiver em áreas comuns, podendo ser retirada apenas no momento da incorporação dentro das tendas previamente reservadas para atendimentos.

Divulgamos em nosso site um documento em PDF intitulado Protocolo 0002/2020 no dia 31 julho 2020 onde explicamos cada detalhe de como vai funcionar essa 1ª etapa. Para quem não acessou o documento, segue alguns detalhes abaixo:

 

DATA DE REABERTURA PARA VISITANTES:
PRIMEIRA ETAPA – 11 de agosto 2020 (terça-feira).

VALOR DA ENTRADA:
Depois de mais de 3 anos sem reajuste, precisamos ajustar o valor da entrada por pessoa para compensar a inflação de todos estes anos. Sendo assim, a entrada passa a custar R$ 15,00 (quinze reais por pessoa) a partir de agosto 2020.

DIAS DE ACESSO:
De terça a sexta. (Sábado e domingo é proibida a entrada nesta primeira fase.)

PERÍODOS:
Das 8h às 15h (às 16h o Santuário deverá estar completamente desocupado.)

ATENÇÃO ÀS CONDIÇÕES DE ACESSO:
● Será medida a temperatura na entrada. Pessoas com temperatura maior de 37º serão proibidas de entrar no Santuário.
● Uso de máscara obrigatório cobrindo nariz e boca, o tempo todo de permanência.
● Higienização das mãos com frequência nos locais disponíveis: sanitários, portaria, lanchonete e ao lado dos sanitários químicos.
● Evitar aglomerações.

REGRAS DE CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA:

MANTER DISTANCIAMENTO DE 2 METROS ENTRE AS PESSOAS.
VALE DOS ORIXÁS:

● Máximo de cinco pessoas em cada Praça de Orixá por vez.
● Proibido fazer atendimento nas Praças dos Orixás (local da oferenda dentro do Vale).

CACHOEIRA:

● Máximo de duas pessoas por vez na água.

REINO DOS EXUS:

● Ao utilizar o espaço, não demore para que outras pessoas possam entrar.
● Aguarde na escada para entrar, caso o Reino esteja cheio.

SANITÁRIOS:

● 1 pessoa em cada sanitário (cabine) e 1 pessoa no vestiário.
● Proibido fila dentro do banheiro. Aguardar na marcação fora do local.

LANCHONETE:

● 1 pessoa por vez no caixa.
● Retirar o alimento e sair. Quando pedir lanche aguardar na área demarcada.

LOJA:

● 2 pessoas por vez no balcão. Respeitar marcação no chão.

USO DAS ÁREAS:

● Reservas devem ser antecipadas.
● Reservas no mesmo dia somente até as 11 horas.
● Lotação máxima – 50% da capacidade de cada área.
● Horário de uso: entre 8h e 15h (sem exceção).

TRANSFERÊNCIA DE RESERVA DE ÁREAS:

● O Santuário entrará em contato para transferência.

Quanto as próximas etapas de reabertura, dependemos da colaboração de todos em cumprir as regras e estaremos observando a evolução da pandemia em nossa região. Assim que for possível, reabriremos aos finais de semana e liberaremos o acesso a Oxalá e 3ª cachoeira, mas neste momento não temos como arriscar uma data.
Preparamos com muito carinho 3 vídeos explicativos com ilustrações de como será a circulação. Assistam com calma até o final todos os vídeos e entende como funcionará as regras. Acesse os vídeos neste link: https://bit.ly/3fJYXzi

Estamos todos com muita saudade de cada um de vocês. Os esperamos com o coração cheio de carinho e as mãos postas em oração, afinal “dar a benção” beijando as mãos, pelo menos por enquanto, não será possível. Que Oxalá abençoe cada um de vocês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *