ENTENDA O DIREITO DE RESPOSTA EXIBIDO NA RECORD NEWS
A luta para o reconhecimento e respeito as religiões afro brasileiras é histórica e marcada de forte preconceito racial. A grande mídia pouco ou nenhum interesse demostra em instruir a população acerca da nossa diversidade cultural e religiosa. E esse problema se amplia quando o assunto é religiões de matrizes africanas. Não podemos ignorar o fato que a intolerância religiosa no Brasil contra as religiões afro tem suas raízes no preconceito racial estrutural que é parte marcante de nossa cultura.
E assim, ao longo do tempo, estereótipos foram sendo criados, como associar a figura de Exu ao Diabo, numa tentativa explícita de excluir, maldizer ou diminuir a fé africana, associando as práticas litúrgicas e religiosas que herdamos deste povo como sendo “práticas satânicas”. E desta forma, a Rede Record agrediu consecutivamente nossas tradições ancestrais exibindo discurso de ódio e discriminação nos quadros “Mistérios”, “Sessão de Descarrego” e “Orixás, Caboclos e Guias: Deuses ou Demônios?” através de Programas da Igreja Universal do Reino de Deus que são exibidos nesta emissora.
COMO TUDO COMEÇOU
Após sucessivas ofensas veiculas na Rede Record, o Advogado Dr. Hédio Silva Junior com o apoio do Deputado Tiãozinho do PT solicitaram através de processo administrativo o Direito de Resposta que foi negado pela TV Record. Então, no dia 03 de dezembro de 2003 diversos representantes das religiões afro fizerem uma passeata na Avenida Paulista em São Paulo reivindicando respeito ao Povo do Axé e o Direito de Resposta.
No ano seguinte, o CEERT – Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, o INTECAP – Instituto Nacional da Tradição e Cultura Afro Brasileira e o Ministério Público Federal ingressaram com a Ação de Direito de Resposta contra a Rede Record News.
Ação Civil Pública foi ganha duas vezes. A primeira vez em 2015 e posteriormente em 2018, contudo, a Rede Record recorreu através de todos os recursos possíveis até perder a Ação após 15 anos de luta na Justiça Brasileira. Então, a emissora foi obrigada a veicular o Programa A Voz das Religiões Afro – em quatro episódios que estão sendo reprisados 3 vezes cada um deles.
Durante todos esses anos, fizemos diversas reuniões em diferentes federações. A Federação Umbandista do Grande ABC abriu as portas do seu templo-sede a Casa de Pai Benedito de Aruanda em outubro de 2015 para receber diversas sacerdotes das religiões de matrizes africanas, de Umbanda, Candomblé, dentre outras e unidos lutamos pela nossa vitória, sempre guiados pela justiça de nosso Pai
Xangô que não nos desamparou.
ÚLTIMAS EXIBIÇÕES SERÃO EM SETEMBRO
Para quem ainda não assistiu aos Programas A Voz das Religiões Afro, os programas serão exibidos pela terceira vez durante o mês de setembro, sempre às 2h30 da manhã na Rede Record. A hora de exibição foi determinada pela Justiça, já que foi neste mesmo horário que os programas com as agressões foram exibidos. Mesmo para os que já assistiram, vale a pena ver de novo, para marcar inclusive a audiência sobre o tema. Compartilhe as datas em suas redes sociais as datas de exibição:
01/09/2019 – Programa Justiça
10/09/2019 – Programa Brasil
17/09/2019 – Programa Cultura
24/09/2019 – Programa Comportamento
NOVO TEMPO DA LUTA PELO RESPEITO
Essa vitória marca um momento histórico para o Povo de Axé. Primeiramente para firmar o nosso posicionamento político. A época da escravidão já acabou e o povo negro, o povo de axé não vai mais se calar diante de tantas injustiças. Levantamos a bandeira do Estado Laico que o Brasil e lutaremos sempre pelos nossos direitos.
Outro aspecto importante é a visibilidade pública para nossas religiões. A compreensão sobre nossas diferenças é o primeiro passo para a diminuição do preconceito. Somente através do conhecimento podemos libertar a todos da ignorância e a prática do amor, da caridade e da humildade se tornam possíveis de forma íntegra e saudável.
Façamos a nossa parte em divulgar para o maior número possível de pessoas os programas exibidos. A Federação Umbandista do Grande ABC disponibilizou em nossa página do Facebook @santuariodaumbandaoficial e em nosso Canal do Youtube – Link da Playlist: https://www.youtube.com/playlist?list=PLMf5tHG9_155Ou1QdTUoLiTzNAAyqHF-k os quatro programas exibidos na íntegra.
Que nossa luta continue.
Meu Saravá fraterno;
Babalaô Ronaldo Linares
Presidente da F. Umbandista do Grande ABC
Mantenedora do S. Nacional da Umbanda
www.santuariodaumbanda.com.br
E-mail: federacaoabc@gmail.com
casadepaibenedito.blogspot.com