Salve sagrados amigos e irmãozinhos em Mãe Natureza. Que o Poder Divino e as Forças Naturais sejam em todos vibração curadora e transformadora para o bem.
A natureza do ser humano é o bem, isso é indiscutível. Somos gerados e moldados numa matriz do bem. O bem é relativo e é de acordo com o nosso ponto de vista humano, sem duvidas. Basta olharmos a natureza animal a nossa volta e dedicarmos algum tempo nessa observação para chegarmos a conclusão de que não há nenhum ser vivo, animal, vegetal, ou de qualquer natureza de origem, que seja mal a princípio. Nenhum animal mata pelo prazer de matar, ou caça sem necessidade de se alimentar, exceto o ser humano.
Nossa natureza humana vai se moldando, se condensando e cristalizando e formando o caráter humano que conhecemos. Quantas passagens por vidas terrenas temos? Quantas lições temos que aprender?
Podem falar o que quiser os especialistas no assunto reencarnação, mas fato é que não temos noção de tempo / espaço suficientes para definir o numero exato, ou mesmo aproximado dessas viagens de ida e volta, passagens de um plano a outro.
E porque vemos tanta maldade no mundo? Porque as barbáries, chamadas primitivas, acontecem cada dia mais aos nossos olhos? É só vermos os noticiários que somos banhados com o sangue diário do estado humano de consciência.
O ser humano se coloca nesse estado, e precisa vivenciá-lo para poder suplantar a dor de ter conhecido os aspectos negativos da vida. Inevitavelmente todos irão evoluir e voltar ao estado natural cuja natureza primordial é o bem, mas ao voltar, teremos conhecido e vivenciado todos os seus aspectos, nuances, cores, sabores e tons. Isso é vida, essa é a lei. Conhece a ti mesmo e conhecerá seu Criador.
As ervas nos ajudam o tempo todo, e principalmente aqueles que estão ligados às religiões naturais, servem-se do seu poder para facilitar essa viagem pelos sentidos humanos.
Mas será que apenas os banhos, defumações e benzimentos podem nos ajudar, da forma ritualística que conhecemos?
Qual a ultima vez que você andou pela mata? É claro que a maioria das pessoas não tem como andar pela mata virgem, abrindo trilhas e desbravando a natureza. É utopia eu recomendar aqui essa receita, mas nada impede de você andar num parque, num bosque ou jardim preservado. Muitas cidades tem locais assim, voltados para o lazer do publico, onde pessoas fazem suas corridas, caminhadas, enfim seu lazer e busca de sossego nos finais de semana.
Aqui em São Paulo temos Ibirapuera, Aclimação, Parque do Carmo, Trianon e muitos outros verdadeiros santuários naturais. E por falar em santuário, temos o SANU (Santuário Nacional da Umbanda) em Santo André, que é um ótimo lugar para você passear, independente se vai realizar algum trabalho espiritual. Simplesmente vá. Tire algumas horas para relaxar e meditar no SANU.
Nas cidades da Grande São Paulo há muitas opções de parques e jardins públicos. Se quiser andar um pouco mais, vá conhecer Paranapiacaba, um verdadeiro paraíso da natureza na Serra do Mar. Há varias cidades no interior que proporcionam descanso e ligação com a natureza. Em Campinas interior de SP, recomendo o Bosque dos Jequitibás. No Rio de Janeiro, a região serrana como um todo.
Poderia citar centenas de lugares bacanas para você visitar, mas o objetivo de falar disso é simplesmente levar você a um estado de espírito adequado à cura, à transformação interior, alem de recarregar as baterias para o cotidiano.
Ao se preparar para ir á natureza, use nos seus banhos ervas que irão purificar, fortalecer e acelerar o pulsar do seu chacra coronal, ou a coroa como é conhecido, e seu campo mediúnico, melhorando assim a percepção. Pode ser boldo, folha da costa, algodoeiro, jasmim flor, anis estrelado, casca da jurema preta, folhas de café.
Tome um bom banho da cabeça aos pés com as ervas acima no máximo um dia antes de ir. Faça uma alimentação leve, abstendo-se da ingestão de carne vermelha e álcool. Use roupas claras (pelo menos a camiseta) e confortáveis. Se você for fumante, procure também diminuir o cigarro, e aproveitar a oportunidade para arejar os pulmões e pensar na possibilidade de largar o vício.
Ao entrar no parque, reverencie mentalmente Mãe Natureza, Pai Criador, seu Poder Divino e suas Forças Naturais, os Sagrados Pais e Mães Orixás, os Sagrados Guardiões da Natureza e peça licença e proteção. Há coisas simples que podemos fazer ao entrar numa mata, deixando um pedacinho de fumo de corda ao pé de uma árvore, por exemplo, mas não é obrigatório. O que é altamente recomendável é uma postura de respeito e comunhão.
Planeje o que vai fazer, mas procure não seguir à risca, permitindo assim que a força da natureza aja em seu espírito.
Ande pelo parque, observe. Silencie a mente, procure respirar compassadamente, segurando um segundo o ar nos pulmões, e ao expirar, também segurando um segundo os pulmões vazios de ar.
Ouça os sons da mata, ouça os passarinhos, barulho de água, enfim, desligue-se do cotidiano urbano e viva o momento junto à mata.
Escolha um lugar para sentar, pode ser um banco, ou melhor ainda, embaixo de uma árvore. Se preferir, leve algo para forrar o chão, que pode estar úmido. O importante é que você se sinta bem, e esse ritual deve ser o mais agradável possível. Leve água, apenas água para beber, evite os refrigerantes.
Não estabeleça tempo, mas para você ter um parâmetro, fique uns 30 minutos em silencio profundo, apenas sentindo o ritmo da natureza.
Encoste sua mão na terra e sinta seu pulsar, junto com seu coração. Não perca o ritmo da respiração. Sinta como toda a mata está integrada, ligada pelas raízes das árvores e de todas as plantas do lugar. Veja como as copas dessas árvores se ligam pelo alto, enroscando seus galhos umas nas outras.
Procure manter a mente consciente, aberta e desperta para o mundo à sua volta e o mundo dentro de você.
Quando estiver bem leve e conectado, mande mensagens para seu próprio espírito, programando-o com ações positivas. Por exemplo: Sou filho de Deus Pai, de Mãe Natureza, de Pais e Mães Orixás. Honro meus pais carnais e sou grato pelo dom da vida. A sabedoria do criador flui para dentro de mim, a cura flui para dentro de mim, a luz flui para dentro de mim, a coragem, o ânimo e a motivação fluem para dentro de mim. Minha gratidão a todos que de alguma forma auxiliam minha evolução.
Procure definir suas afirmações como verdadeiros mantras, repetindo-os algumas vezes até que se tornem parte de você. Defina-as de forma precisa: sou forte, sou saudável, sou determinado, sou próspero, etc.
Faça afirmações positivas para sua família, trabalho, comunidade, planeta… Purifique-se, cure as formas de vida conscientes ou não que estejam ligadas a você. Enviem-nas para os mecanismos de cura da natureza. Peça proteção.
Fique nesse estado meditativo e curativo por um tempo, e depois vá percebendo seu corpo, pés, mãos, braços, pernas, rosto, enfim, tudo. Toque seu próprio rosto com a ponta dos dedos, sinta a vida no seu lado material.
Resista, não arranque nenhuma folha. Apenas sinta-as com a ponta dos dedos. Não se preocupe se não conhece o nome de todas as ervas, apenas sinta-as.
Levante, ande mais um pouco pelo parque, agora contemplando a grandiosidade do Criador manifestado em Mãe Natureza. Agradeça a oportunidade, mantenha um estado de espírito positivo, trazendo para seu dia a dia as afirmações positivas que abençoaram seu espírito no contato com a natureza.
Ao chegar em casa, não precisa tomar novo banho de ervas, pois já está mais do que energizado. Defume sua casa com sálvia, alecrim, alfazema, manjerona, e canela.
Tenha certeza que terá muito mais saúde, criatividade e capacidade de prosperar.
Para aqueles que trabalham e podem ir a um parque na hora do almoço, procurem curtir a natureza do seu modo, usando pequenas partes desse ritual que recomendei.
Principalmente nós Umbandistas temos o dever de conhecer a natureza de elementos e permitir que suas bênçãos façam parte de nossa vida, assim levando-as aos nossos semelhantes.
Conhecer a si mesmo é preciso, não basta reclamar do mundo, faça-o melhor. Comece com uma limpeza interior, verdadeira profilaxia da alma.
Muita gente vai achar isso difícil, mas depois que conseguir vencer a barreira, verá como é gratificante. Desperte sua força interior, desperte o poder divino contido em você.
É isso ai, turminha. Mês que vem tem mais.
Sucesso, saúde, alegria e muitas realizações a todos.