Com imensa alegria convido a toda minha família umbandista para participar deste importante evento sobre as tradições Bantu. Segundo Walmir Damasceno (coordenador geral do Ecobantu) durante reunião para organização do evento em Angola (na presença do presidente do Gabão Ali Bongo – colaborador) ficou decidido uma homenagem à Umbanda pela passagem de seu centenário. Fui graciosamente designado a receber essa honraria visto que a expressão Umbanda é oriunda dos Bantu, a primeira civilização de africanos a aportarem neste neste país continental chamado Brasil.
O IV Ecobantu objetiva discutir a revalorização dos aportes culturais dos africanos e seus descendentes na construção do Brasil e formação da sociedade latina americana. Será desenvolvido através de palestras, conferências, falas e cantos bantu pretendendo reunir em torno de 1.200 pessoas.
Haverá intervenções culturais de grupos de Jongo, Capoeira de Angola e Regional, Makulelê, Samba de Roda Nega Duda, Samba de Umbigada, Tambor de Crioula, Congada e Batuqueiros de Piracicabas.
O evento será aberto com a mesa da ancestralidade (Autoridades Tradicionais de Umbanda, Candomblé, Soberanos do Gabão, Angola, Congo, Moçambique, Camarões e África do Sul).
Face ao exposto, só posso compartilhar minha imensa gratidão em ser destacado para essa homenagem, e lembro a todos que a Federação Umbandista do Grande “ABC”, bem como o Santuário Nacional da Umbanda, têm atuado ativamente na promoção de ações públicas junto à municipalidade e órgãos do seguimento religioso no sentido de combater discriminações, intolerâncias e injustiças, têm participado de ações que visa diminuir e abolir atitudes ofensivas e maléficas em nome da diferença de crença, além de contribuir para a formação de políticas públicas que possam valorizar as religiões de matrizes africanas integrando seus praticantes à sociedade que pertence de forma justa e respeitosa.
Aproveito também para avisar a todos que, a partir de maio, estaremos participando da Campanha do Agasalho em parceria com a Prefeitura Municipal de Santo André. Venha trazer aquela peça de roupa – em bom estado – que está ocupando lugar na sua gaveta e fazendo falta na gaveta de seu irmão.
Brevemente teremos a programação do IV Ecobantu e disponibilizaremos para que todos possam participar.
Até lá e fiquem na Paz de Oxalá!
Babalaô Ronaldo Linares
Santuário: 4338-0261 / 4338-3484
Escritório SANU: 4232-4085
Escritório FUG “ABC”: 4238-5042
www.santuariodaumbanda.com.br
federacaoabc@terra.com.br