Prezados irmãos de fé e caros leitores, uma crucial eleição para presidente em nosso amado país está próxima a se concretizar, os ânimos estão à flor da pele, há enorme tensão no ar, muitas incertezas e temores nos circundam, rivalidades acirradas se apresentam, acentuam-se os mais diversos tipos de intolerâncias, com destaque altamente negativo para a intolerância religiosa.
Constatamos cada vez mais que os diálogos salutares e com sólida propriedade estão sendo trocados por discussões desrespeitosas, de pouco conteúdo e extremamente agressivas, bem como estamos vendo até famílias se dividirem por conta de divergências acerca de posições políticas, quadro alarmante este.
O sinal de alerta em nosso país e no mundo está soando cada vez mais forte!
No entanto, não devemos ceder ao crescimento das mazelas e das distorções retromencionadas, isto é, devemos manter vivos os princípios do respeito ao próximo, da prevalência da educação em quaisquer situações e ocasiões, e da valorização dos seres humanos honestos e justos.
A essência deve prevalecer em detrimento da forma, a forma é necessária, porém, nunca deverá ser sobreposta a essência. Somos, verdadeira e efetivamente, aquilo que pensamos, desejamos, agimos e realizamos. Portanto, pensemos ultra positivamente, desejemos o bem, a concórdia, a paz e a prosperidade, ajamos com verdade, ética e coragem, e cumpramos com honra, capacidade, honestidade e competência o nosso trabalho diário e os nossos objetivos.
Devemos ser firmes na defesa dos princípios do contraditório e de ampla defesa, devemos ser exemplo na defesa do efetivo e verdadeiro respeito às opiniões contrárias, devemos manter acesa a chama do bom e edificante diálogo, afastando com solidez e serenidade a péssima conduta de muitos em promover discussões ofensivas e sem base fática real.
Disseminar com clareza, lucidez e solidez o entendimento de que as relações interpessoais devem ser conduzidas com ética, urbanismo e ponderação, e que os conflitos devem ser direcionados a uma solução amigável, consensual, deve ser uma de nossas metas, saliente-se, dentro do complexo trabalho cotidiano, desempenhado por cada um de nós, para construção de uma sociedade mais harmônica, respeitosa, justa e de efetivos valores morais.
A esperança deve ser mantida sempre dentre nossos corações e mentes, e deve ser exteriorizada pela nossa incansável missão de promover o bem. Pois, acreditando e trabalhando concretamente pela nossa evolução em um primeiro plano, e pela evolução de nosso próximo em um plano sequencial, o melhor virá como consequência de nossos pensamentos e atos.
Desejamos um efetivo, transformador, honesto, justo, produtivo e eficaz governo ao futuro dirigente de nossa sofrida e amada Nação Brasileira, quem quer que seja, e que a louvável democracia seja sempre respeitada e exercida, pois a Nação Brasileira assim, veementemente, necessita!!
Que Oxalá ilumine o caminho de todos nós!
Salve a Umbanda, que é amor e caridade, Salve Zambi!
Alexandros Barros Xenoktistakis