No dia 17 de novembro, o Templo Escola de Umbanda Sagrada Caboclo Pena Branca e Pai João de Aruanda do Estado de Minas Gerais, conhecido como Família T.E.U.S, dirigido pelos sacerdotes; Leonardo Paranhos e Karina Gonçalves festejou junto à comunidade cambuiense e da região do Sul de Minas; O dia da Umbanda e do Umbandista. Tal comemoração só foi possível graças ao projeto de lei 2726/2019 criado pelos vereadores Iago Felipe Lima e Paulo Scarcelli, que fora aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Cambuí, instituindo, assim, o dia da Umbanda e do Umbandista no calendário municipal de nossa cidade.
Esta importante conquista foi um grande marco para todos da Umbanda, visto que, através dela, será possível levar cada vez mais conhecimento às pessoas sobre a religião, visando acabar com o preconceito existente há anos na sociedade sempre que se fala de religiões de matrizes africanas como, por exemplo, a nossa amada Umbanda.
No referido evento houve diversas atrações, sendo o canto de pontos o principal deles, uma vez que tivemos o privilégio de ouvir a voz marcante da mãe Ivone de Oxum que junto da curimba feminina emocionou a todos os presentes cantando belos pontos. Além da presença de Mãe Ivone de Oxum, contamos com a ilustre presença de Pai Engels de Xangô, dirigente do terreiro Aldeia de Caboclos, e sua esposa Mãe Fernanda Xenoktistakis que abrilhantaram, fortaleceram e ajudaram a tornar o 1º dia da Umbanda e do Umbandista um dia inesquecível com suas presenças, pois não mediram esforços para estarem com a Família TEUSMG nesse momento tão importante, mostrando que realmente que não há fronteiras para a fé.
Por fim, a Família TEUSMG agradece a todos que ajudaram esse sonho se tornar realidade e fizeram do dia 17 de Novembro de 2019, um dia em que a voz do negro, o brado do caboclo, o riso da criança, a sensualidade de pomba-gira e a vitalidade de Exú, puderam ganhar representatividade, tal como se o solo fosse extensão do nosso coração umbandista.