TERCEIRO CONGRESSO PAULISTA DE UMBANDA (1982)
Umbanda em Revista, n. 85, abril de 1982
O Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo realizou entre os dias 19 e 28 de março o seu Terceiro Congresso Paulista e Umbanda.
O Terceiro Congresso Paulista de Umbanda teve a participação de todas as entidades federativas que compõem o Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, que é presidido pelo Dr. Sérgio Celeste.
Sua abertura foi no dia 19 de março na Câmara Municipal de São Paulo onde compareceram várias autoridades e todos os conferencistas deste Congresso, assim como uma grande assistência, que se diga de passagem em todas as noites lotaram completamente as dependências da Câmara ficando muita gente de pé.
No dia 19 o Sr. Presidente abriu as solenidades do Terceiro Congresso com a participação da Escola de Curimba Félix Nascentes Pinto, dirigida pelo Pai Espiritual Nilton Fernandes e pela curimbeira Cleise. A Escola de Curimba entoou o Hino Nacional Brasileiro; o Hino da Umbanda e o Hino do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo. Em seguida o Sr. Presidente fez uma rápida explanação sobre as atividades do Superior Órgão de Umbanda que com a realização deste Congresso encerra os festejos comemorativos dos seus 20 anos de existência.
Terminando seu discurso de abertura o Sr. Sérgio Celeste entregou o comando ao Senhor Coordenador Demétrio Domingues que fez a apresentação da Escola de Curimba e o mesmo cantou um ponto de saudação a todos os presentes.
Na saudação solene usaram da palavra todos os conferencistas, as autoridades presentes e todos os presidentes de entidades federativas que compõem o Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo.
O início deste trabalho de abertura foi às 21:00 horas terminando às 23:45 horas e seu término foi com o Hino da Umbanda cantado e puxado pela Escola de Curimba com acompanhamento de todos os presentes.
Dia 23 de março:
Se reuniram na sede do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo a comissão de teses que era composta por todos os presidentes de entidades federativas e mais a comissão coordenadora, organizadora do Terceiro Congresso.
Nesta noite foram apresentados a mesa dirigida pelo Sr. Presidente Dr. Sérgio Celeste várias teses formando o número de 15 teses escolhidas pelos presidentes de entidades federativas, por ser um número muito grande e algumas Federações apresentaram de duas a três teses e aquelas entidades que quisessem tirar suas teses em favor de outra entidade federativa, poderiam fazê-lo.
Ao final ficaram sete teses para serem julgadas pela comissão das quais três seriam debatidas em plenário no dia 26 e outra ficaria na reserva, isto é, se houvesse tempo também entraria no plenário.
Após a votação nominal para cada tese foram vencedoras as teses: Abolição de Matança de Animais nos Rituais de Umbanda, Denominação aos Dirigentes de Terreiro e Código de Ética na Umbanda e ficando para a reserva a tese Caboclo das Sete Encruzilhadas Patrono da Umbanda no Estado de São Paulo.
A presente reunião teve seu início às 21:00 horas terminando por volta das 24:00 horas.
Dia 24 de março – Auditório Pedroso Horta
Dependências da Câmara Municipal de São Paulo – Com a presença de um grande número de participantes do Terceiro Congresso, lotando completamente todas as dependências do auditório ficando muita gente em pé, foram iniciados os trabalhos da 1a Noite de Conferências. O Dr. Sérgio Celeste presidindo a mesa que era composta por todos os conferencistas do congresso iniciou os trabalhos com a Escola de Curimba Félix Nascentes Pinto que cantou o Hino da Umbanda e o Hino do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo.
Foram conferencistas nesta primeira noite: Dr. Romão Gomes Portão que discorreu sobre o tema A Polícia e a Umbanda; o segundo conferencista foi o jornalista Francisco Sinésio Filho que discorreu sobre o tema Tributo aos Fundadores da Umbanda já falecidos; o terceiro conferencista foi o Pai Espiritual Jamil Rachid que fez uma conferência sobre o tema A mediunidade na Umbanda.
Esta primeira noite de conferências teve seu início às 21:00 horas terminando por volta das 23:45 horas.
No dia 25:
Voltaram a se reunir os participantes do Terceiro Congresso Paulista de Umbanda para mais uma noite de conferências, desta vez com audiovisual nos três temas apresentados ao público que uma vez mais lotou completamente o auditório Pedroso Horta ficando muita gente em pé.
A solenidade de abertura coube ao vice-presidente do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, Sr. Olinto Marcos que liderou a mesa composta por todos os conferencistas do Terceiro Congresso. Na abertura dos trabalhos o Sr. Olinto Marcos agradeceu a presença de todos os irmãos umbandistas bem como os Senhores conferencistas, a Escola de Curimba Félix Nascentes Pinto não deixando de tecer os melhores elogios a comissão coordenadora pelo trabalho apresentado até este ponto no Terceiro Congresso.
Com a Escola de Curimba Félix Nascentes Pinto abrindo os trabalhos cantando o Hino da Umbanda e o Hino do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo, foi chamado o primeiro conferencista da noite que foi o Dr. Sérgio Nestroviski, médico, que apresentou o tema As doenças psicossomáticas e a Umbanda. O segundo conferencista foi o Dr. Osmar de Oliveira que apresentou o trabalho Caboclo das Sete Encruzilhadas e a Fundação da Umbanda. O terceiro conferencista foi o Pai Espiritual Ronaldo Linares que apresentou o tema O Santuário Nacional da Umbanda, com slides sobre o primeiro Santuário da Umbanda e um filme rodado em 8 milímetros mostrando a inauguração deste Santuário que foi em 13 de fevereiro de 1981 na cidade de Santo André, na Grande São Paulo.
Dia 26:
No Auditório Pedroso Horta, na Câmara Municipal de São Paulo instalou-se o Plenário do Terceiro Congresso para debater as teses: Abolição da Matança de Animais no Ritual de Umbanda, apresentada pelo Pai Espiritual Ronaldo Linares; Denominação aos Chefes de Terreiro, passando os mesmos a serem chamados Pai Espiritual e Mãe Espiritual, tese defendida pelo Pai Espiritual Jamil Rachid e finalmente a terceira tese Código de Ética na Umbanda, defendida pelo seu autor Dr. Sebastião Marques Pena. Todas as três teses foram vitoriosas.
Dia 28 no Ginásio do Pacaembu
Abertura das solenidades de encerramento do Terceiro Congresso Paulista de Umbanda com a apresentação do Primeiro Festival de Curimbas de Umbanda.
O Sr. Coordenador Demétrio Domingues abriu o festival e dele participaram 11 Curimbas apresentadas por várias Entidades Federativas. Foram vencedoras as Curimbas: Tenda de Umbanda São Miguel Arcanjo (3o lugar); Tenda de Umbanda Sete Pedreiras (2o lugar) e Associação Paulista de Umbanda (1º lugar).
Em seguida foram abertas a solenidades de encerramento do Terceiro Congresso Paulista de Umbanda que teve o comando do Dr. Sérgio Celeste, presidente do Superior Órgão de Umbanda do Estado de São Paulo e o comando espiritual do Pai Espiritual Jaú.
As festividades de encerramento que contou com a Escola de Curimba Félix Nascentes Pinto teve início às 13:00 horas, terminando às 19:00 horas.
OBS: Pelo cabedal intelectual dos participantes, pelos importantes temas apresentados e pelo Primeiro Festival de Curimbas de Umbanda, este foi o mais importante Congresso de Umbanda no Estado de São Paulo (Nota de Diamantino Fernandes Trindade).
Editor: Diamantino Fernandes Trindade