No dia 01 de setembro aconteceu, na sede da APEU, o lançamento do livro: A Música na Umbanda, escrito por Sandro da Costa Mattos e publicado pelo Selo Legião / Besourobox.
Pioneiro na literatura umbandista ao falar dos assuntos voltados à musicalidade da religião, pois lançou já em 2005 a obra “O Livro Básico dos Ogãs” pela Ícone Editora, na época o único livro voltado a este tema, Sandro Mattos agora traz um material único, baseado em pesquisas, que conta a importância da música na religião, bem como um estudo cronológico da história da música de terreiro, da MPB e da cultura popular de influência afro-religiosa. Traz ainda a história de ontem e de hoje, dos festivais e encontros, das escolas de curimba, entre outros.
Além do evento realizado na APEU, outros abriram as portas para o lançamento desta maravilhosa obra: o 15º Prêmio Atabaque de Ouro (RJ), o 10º Festival de Curimba “Um Grito de Liberdade”(SP) e o Núcleo Mata Verde em Santos. E a agenda indica outros que irão acontecer, como dia 06/10 em Cambuí (MG), dia 03/11 em Taubaté, dia 10/11 em Jundiaí e 24/11 em Limeira (todos no interior de SP).
Além do riquíssimo conteúdo, o livro traz ainda comentários e prefácios de nomes como: Pai Engels de Xangô, Mestre Obashanan, Pai Silvio Mattos, Mestre Marne, Tião Casemiro, Ogã Hamilton e Pai Dermeval.
Sem dúvida “A Música na Umbanda” é uma literatura necessária a todos da religião, sejam dirigentes, ogãs, atabaqueiros, curimbeiros, médiuns de gira ou assistentes, pois mostra, como nenhuma outra obra fez, o quanto a nossa musicalidade é rica e importante no nosso dia-a-dia.
Sobre o autor: Sandro da Costa Mattos é paulistano, graduado em Ciências Biológicas e Pós-graduado com MBA em Administração de Finanças e Banking e Especialização em Terapia Financeira. Umbandista de berço, ocupa a função de Alabê na APEU. Seus mais de 35 anos de atividade e estudos lhe dão base para ministrar cursos, palestras e workshops voltados aos temas que envolvem a arte musical umbandista. Com a Curimba da APEU ganhou destaque, sagrando-se campeão ou sendo premiado em festivais no eixo Rio-SP. Também é o criador e administrador da Web Rádio Raízes de Umbanda – http://raizesdeumbanda.com – a mais antiga em atividade em São Paulo
SINOPSE DO LIVRO
A Música na Umbanda é uma obra única, que traz para o leitor a essência do poder e da ação deste elemento para a religião como um todo, explanadas de uma forma muito simples e direta. Entendemos que aqui o leitor encontrará as informações necessárias para que possa compreender os motivos pelos quais os agrupamentos umbandistas utilizam deste artifício. Buscando abranger o maior número possível de temas em um trabalho literário, o autor tratou, neste livro, assuntos como a relação ciência, arte e religião, a função dos Ogãs e Curimbeiros, o uso dos instrumentos e das cantigas sagradas e outros mantras e, buscando sempre uma linha cronológica e histórica, objetivando o resgate e o respeito aos que abriram as estradas para que hoje tivéssemos uma musicalidade tão diversificada e atuante. Traz, ainda, os dados sobre aqueles que trabalharam ou ainda labutam pela música de terreiro e pela música popular de influência afro-umbandista-religiosa, passando por capítulos que falam sobre escolas de curimba, festivais, encontros e muito mais. Enfim, é um livro que vai muito além do que qualquer outro compêndio já trouxe, pois explana como a Umbanda recebeu, e forneceu influências musicais de forma direta ou indireta a outros segmentos, religiosos ou não. Ele foi escrito para todos que buscam conhecimento, pois traz um assunto que é, sem dúvida, além de importante do ponto de vista ritualístico, também uma das paixões de muitos que frequentam ou são membros ativos das correntes e assistências de terreiros, centros, núcleos, ilês ou outras associações espalhadas pelo Brasil e pelo mundo.