A festa “Se meu pai é Ogum” em homenagem ao orixá, em sua segunda edição aconteceu no Pavilhão de Exposição do Anhembi, no último dia 05 de maio, em São Paulo.
Passaram por lá mais de 7,5 mil pessoas, a festa contou com o apoio cultural do nobre Vereador Quito Formiga e da Prefeitura da Cidade de São Paulo. A tarde de shows começou com Grazzi Brasil, e contou com outras diversas apresentações como as escolas de curimba Aldeia de Caboclo e Tambor de Orixá, além de Sandro Bernardes, Pai Élcio de Oxalá, Sandro Luiz e Samya Nalany, entre outras grandes atrações. Um dos pontos altos do evento foi a entrada da imagem de Ogum carregada por religiosos no meio dos fiéis em direção ao palco, que emocionou a todos.
A entrada do evento era gratuita, mas arrecadou alimentos não perecíveis para a ONG Banco de Alimentos, que auxilia 42 instituições, beneficiando diretamente mais de 20 mil pessoas.
De acordo com Isabel Morais, presidente do Guerreiros da Jurema e uma das organizadoras do evento, é importante que eventos desse porte aconteçam para que as religiões de matriz africana sejam respeitadas. “Precisamos mostrar a força do nosso povo e lutarmos para que nossos valores não sejam distorcidos por aqueles que não acreditam em nossa religião”.
Texto: Guerreiros da Jurema