Há 10 anos praticando o amor e a caridade.
Em setembro de 2008, a pedido do Sr. Caboclo Sete Pedreiras, abria as portas, em um modesto salão de 50m² localizado no bairro do Tatuapé, a Casa de Caridade Filhos da Umbanda. Sem muitos recursos e com uma corrente de apenas 11 pessoas, Mãe Bete iniciou a missão dada pelo seu mentor, de montar uma casa onde se praticaria a caridade pura, dentro dos fundamentos da Umbanda.
Hoje, a casa conta com uma corrente com 118 pessoas, entre médiuns e voluntários, e ocupa um prédio de 1.200 m² localizado na Rua Areião, 279 – Tatuapé, mas não abandonou jamais sua essência. Continua dando assistência espiritual às sextas-feiras aos que procuram e encontram nessa casa, auxílio, esperança e acalanto que faltavam.
Os portões são abertos às 19h30 e os consulentes, enquanto aguardam o início dos trabalhos, podem visitar a loja de artigos de Umbanda ou comer um salgado na lanchonete da casa.
Os trabalhos da casa são divididos em 4 tipos, um a cada semana, visando auxiliar na solução dos problemas que afligem os encarnados. São eles: Cura – para cuidar do corpo; desobsessão – espiritual; Família – Emocional; e Prosperidade – Material.
Além dos trabalhos às sextas-feiras, uma equipe de trabalhadores da Linha Médica atende todas segunda e terça feira do mês, realizando cirurgias espirituais e energização aos que são direcionados pelas entidades nos trabalhos de Cura. Nesse dia, também são recebidas psicografias e pictografias a aqueles que solicitaram. Foi nesse trabalho de Linha Médica, que a Médium Ana Paula Dantas, psicografou o Livro “Voo da Esperança” lançado durante a festa de Cosme e Damião e Aniversário da Casa. Toda renda obtida na venda do livro será destinada para o Grupo de Assistência Social da casa “Guardiões do Bem”, que auxilia a comunidade e a pessoas em situação de rua da região.
A casa também realiza um lindo trabalho de evangelização de crianças e jovens, realizados no primeiro sábado do mês, que têm aumentando muito a procura, por passar os fundamentos da Umbanda e os ensinamentos do Pai Oxalá, direcionando para cada idade a forma mais adequada de entender, que atrai os papais que querem educar os pequeninos dentro da religião, e aguça a vontade de aprender e questionar dos nossos jovens.
E falando em festa, no dia 30 de setembro a casa estava cheia para comemorar os 10 anos do terreiro. Os Erês e as crianças puderam se empanturrar de doces, guaraná e sorvetes. E lógico que os adultos também não ficaram de fora. Uma festa muito emocionante, com homenagens ao terreiro e à Mãe Bete, muita fartura de doces, alegrias e bênçãos.
Que Oxalá abençoe os trabalhadores dessa casa e permita que essas portas estejam sempre abertas praticando a caridade pura e ajudando a todos que nela procurem auxílio.
Fábio Aiello Tamasi
Fachada do Prédio
Abertura dos Trabalhos
Erês Saudando o Caboclo Sete Pedreiras