Prezados irmãos de fé e caros leitores, em nossas análises e reflexões cotidianas, cada vez mais, verificamos a rapidez e a brevidade com que os pensamentos e entendimentos acerca das mais diversas questões têm sofrido alterações.
É incontroverso o fato de que estamos passando por transformações acentuadas nas mais diversas áreas, nos mais distintos campos. Sendo notórias e cabais as alterações comportamentais, sociais, educacionais, profissionais, e inclusive ambientais pelas quais seguimos passando.
Igualmente, sólido é o entendimento de que quando verdadeiramente paramos refletir sobre a nossa existência neste plano, nos atentamos para o fato invariável de que o nosso estado de ser humano em matéria, em uma fração de segundo, pode sofrer a alteração para o estado de pura energia espiritual, ou seja, podemos deixar mais esta existência terrena para adentramos ao campo da eternidade espiritual. Entenda-se, podemos transcender da matéria ao espírito de forma muito breve na nossa jornada de incessante evolução através do tempo.
Importante e salutar reflexão esta para aprendermos a cada vez mais trazermos conosco uma necessária clareza de entendimento, qual seja, que esta nova experiência material a que temos a oportunidade fantástica de viver, é motivo, primeiramente, de agradecermos a cada instante ao nosso Criador, ao Pai Maior, ao autor do incomensurável Encantador Universo, isto é, de agradecermos a Deus pela vida que temos, por nos conceder mais uma oportunidade de resgatarmos obrigações não cumpridas em vidas passadas e podermos concluí-las da melhor maneira possível nesta atual existência.
A vida, em tese, por ser entendida como um sopro, tendo como base para tal entendimento a relação de tempo encarnado e tempo em espírito. Portanto, façamos valer cada segundo do sopro entendido como nossa vida, façamos com que este sopro seja o mais vibrante, o mais caridoso, o mais compreensivo, o mais amoroso, o mais empolgante, o mais empenhado, o mais compromissado, o mais respeitoso, o mais competente, o mais solidário, o mais amigo, o mais irmão, o mais vencedor, o mais honrado, o que mais gere bons frutos, o mais Ultra Positivo!
E por mais mudanças que o mundo e a sociedade sofram, não deixemos com que os nossos valores de seres humanos do bem se percam em meio as adversidades e as turbulências da vida. Sejamos, igualmente, nós, o exemplo que desejamos ver em nosso próximo! Dissemos o Amor e a Concórdia!
Que Oxalá ilumine o caminho de todos nós!
Salve a Umbanda, que é amor e caridade, Salve Zambi!
Alexandros Barros Xenoktistakis