No dia oito de dezembro, dia de Mãe Iemanjá, a Associação Paulista de Umbanda, realizou aos pés da imagem de Iemanjá, em Praia Grande, a sua 11a Noite de Vigília a Iemanjá.
Com a presença do Dr. Irineu Rodrigues Mariana, representante do Prefeito de Praia Grande, de Pai Jamil Rachid, presidente da União de Tendas Espíritas de Umbanda e Candomblé do Estado do Brasil, e do Babalorixá Mário Paulo, presidente da Organização Icaray, a festa foi iniciada por volta das 20 horas.
Na abertura, duas curimbas estiveram presentes: A Curimba da Associação Paulista de Umbanda e a Curimba da Tenda de Umbanda Santa Rita de Cássia.
Iniciando a festividade, o mestre de cerimônias, nosso editor Demétrio Domingues chamou para frente da imagem o Babalorixá Pai Durval e a Babá Nena, que tiveram a incumbência de dirigir a parte espiritual dos trabalhos. Em seguida foram anunciados os terreiros presentes que tendo à sua frente o seu chefe de terreiro, saudaram a Mãe Iemanjá e se colocaram em seus lugares.
A abertura foi da Curimba da Associação Paulista de Umbanda com a curimbeira Hilda Camacho que entoou o Hino da Umbanda, Hino da Associação Paulista de Umbanda e Bandeira Branca de Oxalá. A prece de abertura foi feita pelo presidente da Associação Paulista de Umbanda Demétrio Domingues. Em seguida, foi feita a saudação a Iemanjá com a Curimba da Tenda de Umbanda Santa Rita de Cássia.
Após a abertura, foram chamados em terra o Caboclo Sete Estrelas e o Caboclo Pena Branca para dirigirem os trabalhos espirituais. Logo após, foi puxado o ponto de cada Caboclo Chefe de Terreiro presente.
Com uma grande roda, onde havia perto de 1.000 médiuns, foi puxado um ponto para a chegada de todos os caboclos.
A gira de caboclos foi até a uma hora da madrugada; em seguida foi feita a subida dos caboclos e a despedida a Iemanjá.
Com a subida de todas as entidades, somente Pai Durval e a Babá Nena ficaram em frente à imagem para receberem a todos os filhos de branco na despedida a Iemanjá.
Ao final da despedida, com um ponto de saudação a Curimba da Associação Paulista de Umbanda, encerrou os trabalhos de abertura desta noite de vigília, e cada terreiro foi liberado para fazerem seus trabalhos nos locais onde os terreiros estavam instalados.
Os festejos à Mãe Iemanjá prosseguirão nos dias 15 e 16 próximos, no Boqueirão, Praia Grande.
Promoção: Federação Umbandista do Grande ABC.
OBS. Este evento ocorre até os dias de hoje.
Editor: Diamantino
Fernandes Trindade
A obra Yemanja que está na chamada dessa matéria é de minha autoria .
Bê Sancho